Sim! Fone de ouvido prejudica a audição. Uma pesquisa divulgada no ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, em todo o mundo, 1,1 bilhão de pessoas, que têm até 35 anos, correm risco de perder audição devido ao mau uso de aparelhos de som portáteis e smartphones e à exposição a ruídos intensos em festas, casas noturnas e eventos esportivos.
Assustador, né? Mas, infelizmente, essa é a realidade! Esses aparelhos prejudicam a audição e podem causar problemas auditivos se você não for cuidadoso. Os mais comuns são zumbidos no ouvido e perda auditiva induzida por ruído.
Perdas auditivas
As perdas auditivas começam a ser percebidas quando não conseguimos mais distinguir direito os sons e são irreversíveis, podendo comprometer até mesmo a nossa qualidade de vida.
Sons de alta intensidade
Como já dissemos, o fone de ouvido prejudica a audição. Abusar dos fones de ouvido ao ouvir música ou ver vídeos pode prejudicar seriamente a nossa audição. Por isso, evite usá-los por muito tempo.
Isso porque o volume alto estressa as células da orelha e pode levar, progressivamente, a perdas auditivas que são irreversíveis.
Tome cuidado com o volume do fone
Quando usamos fones, o ideal é manter o som a um nível confortável, que chegue, no máximo, a quase metade da intensidade máxima de volume do aparelho. Existem alguns aplicativos que podem ajudar você a limitar o volume.
Mas como saber se o volume está alto e pode prejudicar minha audição? Fácil! Se alguém que está a um metro de você está ouvindo o seu som, é sinal de que ele realmente está alto demais.
Uma hora por dia
Para não prejudicar a audição, o ideal é controlar o tempo em que nos submetemos a atividades muito barulhentas. Por isso, segundo a OMS, o ideal é usar fones de ouvido no máximo uma hora por dia.
Agora que você já sabe que o fone de ouvido prejudica a audição, tome mais cuidado e não coloque o volume no último.