A audição é um dos cinco sentidos principais para nós seres humanos. Poder escutar nos ajuda em diversas tarefas e situações, mas como saber se estamos com a audição comprometida ou não?
Hoje, falaremos sobre os graus de perda auditiva e como descobrir se temos alguma dificuldade ao escutar. Boa leitura!
Graus de perda auditiva
Se você não sabe como anda sua audição ou quer conferir o “quanto” você escuta é recomendável ter uma consulta com um médico otorrinolaringologista. Ele provavelmente irá pedir o exame de audiometria, geralmente o mais utilizado para identificar o grau de perda de audição.
A audiometria serve como um exame para avaliar qual é a menor intensidade em que a pessoa consegue escutar tons puros para identificar o limite da audição no momento.
Para classificar os graus de perda auditiva, existem diversas maneiras, mas a mais recorrente é o cálculo da média de respostas das pessoas a algumas frequências específicas no exame de audiometria.
Existem classificações que determinam o grau de perda auditiva, uma das classificações que utilizamos é a proposta por Lloyde e Kaplan (1978).
Agora, vamos as classificações sobre audições
Audição normal: Média igual ou maior que 25 dBNA, nenhuma dificuldade significativa com o som.
Perda auditiva de grau leve: Média entre 26 dBNA e 40 dBNA, dificuldade com fala fraca ou distante.
Perda auditiva de grau moderado: Média entre 41 dBNA e 55 dBNA, dificuldade com fala a nível de conversa.
Perda auditiva de grau moderadamente severo: Média entre 56 dBNA e 70 dBNA, a fala deve ser forte; dificuldade para conversa em grupo.
Perda auditiva de grau severo: Média entre 71 dBNA e 90 dBNA, dificuldade com fala intensa, entende somente fala amplificada ou gritada.
Perda auditiva de grau profundo: Média igual ou maior que 91 dBNA, pode não entender nem mesmo a fala amplificada, dependente de leitura labial!
Agende um consulta agora mesmo https://audioartsolucoesauditivas.com.br/agende-uma-consulta-audioart-solucoes-auditivas/