Os aparelhos auditivos proporcionam inúmeros benefícios para seu usuário, porém cada dispositivo é destinado para funções e perfis específicos de pacientes e perdas auditivas.
Conheça agora quais principais modelos de aparelhos auditivos:
Intracanal (ITC)
Este aparelho supre necessidade auditivas quanto a perda leve à severa, ele é disposto no canal auditivo e tem estética suave e aparente.
Retroauricular (BTE)
Um dos mais antigos e utilizados no mercado, o BTE oferece diversos recursos ao seu usuário, além de variadas potencias audtivas, podendo ser adaptado de perdas leves a profundas. Ele fica posicionado atrás da orelha e com ajuda eu fio conector transmite o som até as estruturas internas da orelha.
Microcanal (CIC)
Esse tipo de aparelho é discretíssimo e chama atenção pelo tamanho, indicado para perdas auditivas leves até moderadas. Entretanto, nem todas orelhas comportam este aparelho, devido a anatomia individual de cada conduto auditivo.
Intra-auricular (ITE)
Mais aparente que o microcanal, este aparelho é comportado na concha da orelha e sua potência atende perdas auditivas leves a severa.
Receptor-no-canal (RIC)
Indicados para pessoas com perda auditiva leve a profunda o RIC naturaliza a experiência sonora, pois não há o vedamento total do canal auditivo, além de ser discreto e pequeno.
Audição unilate?ral
Perdas auditivas unilaterais podem contar com o sistema CROS: Aparelhos elaborados para proporcionar o equilíbrio sonoro dentro do ambiente. Embora não escute na orelha prejudicada, o paciente ouvirá o som vindo daquela direção, pois ele será direcionado para melhor orelha!
Os aparelhos auditivos proporcionam melhora na qualidade de vida de seus usuários, além de facilitar a comunicação de todo meio social. Como vimos, cada dispositivo tem sua peculiaridade, e por este motivo a indicação fonoaudiológica é indispensável no processo de teste e aquisição.
Procure sempre profissionais comprometidos e experientes para te auxiliar!