Zumbido nos ouvidos, é a sensação de ouvir zumbido, assobio, ou outros sons. O ruído pode ser intermitente ou contínuo e pode variar em intensidade. Muitas vezes, é pior quando o ruído de fundo é baixo, por este motivo ouvi-lo é mais fácil durante a noite, quando está tentando adormecer em um quarto silencioso. Em casos raros, o som bate em sincronia com o coração (zumbido pulsátil).
O zumbido é muito comum, e para a maioria das pessoas, a condição é apenas um incômodo. Em casos graves, no entanto, o zumbido pode fazer com que as pessoas tenham dificuldade em se concentrar e dormir. Pode eventualmente interferir no trabalho e nas relações pessoais, resultando em sofrimento psíquico (ansiedade por exemplo).
Embora o zumbido seja frequentemente associado à perda auditiva, ele não causa a perda. De fato, algumas pessoas com zumbido não têm dificuldade em ouvir e, em alguns casos, tornam-se tão agudamente sensíveis ao som (hiperacusia) que precisam tomar medidas para abafar ou mascarar ruídos.
Alguns casos de zumbido são causados ??por infecções ou bloqueios no ouvido, e o zumbido pode desaparecer assim que a causa subjacente for tratada. No entanto, se o zumbido continua após a condição subjacente ser tratada, terapias podem trazer alívio significativo, diminuindo ou encobrindo o som indesejado.
O que causa o zumbido?
A exposição prolongada a sons altos é a causa mais comum de zumbido. Até 90% das pessoas com zumbido têm algum nível de perda auditiva induzida por ruído. O ruído causa danos permanentes às células sensíveis ao som da cóclea, um órgão em forma de espiral no ouvido interno.
Carpinteiros, pilotos, roqueiros, pedreiros e paisagistas estão entre aqueles cujos empregos os colocam em risco, assim como as pessoas que trabalham com motosserras, armas ou outros aparelhos barulhentos ou que ouvem música alta repetidamente. Uma única exposição a um ruído súbito extremamente alto também pode causar zumbido.
Uma variedade de outras condições e doenças podem levar ao zumbido, incluindo:
? Bloqueios do ouvido devido a um acúmulo de cera, uma infecção no ouvido ou, raramente, um tumor benigno do nervo que nos permite ouvir (nervo auditivo)
? Certos medicamentos – principalmente aspirina, vários tipos de antibióticos, anti-inflamatórios, diuréticos de alça e antidepressivos, bem como medicamentos de quinina; o zumbido é citado como um efeito colateral potencial para cerca de 200 medicamentos prescritos e não prescritos.
? O processo natural de envelhecimento, que pode causar deterioração da cóclea ou de outras partes do ouvido
? Doença de Meniere, que afeta a parte interna da orelha
? Otosclerose, uma doença que resulta no enrijecimento dos pequenos ossos do ouvido médio
? Outras condições médicas, como pressão alta, doenças cardiovasculares, problemas circulatórios, anemia, alergias, glândula tireóide hipoativa, doença autoimune e diabetes
? Problemas no pescoço ou na mandíbula, como a síndrome da articulação temporomandibular (ATM)
? Lesões na cabeça e pescoço
O zumbido pode piorar em algumas pessoas se beberem álcool, fumarem cigarros, beberem bebidas com cafeína ou comerem certos alimentos. Por razões ainda não totalmente claras para os pesquisadores, o estresse e a fadiga parecem piorar o zumbido.
Como o zumbido é diagnosticado?
Seu médico e fonoaudiólogo discutirá seu histórico médico. Eles perguntarão sobre quaisquer medicamentos que você tome, incluindo suplementos. Eles farão um teste de audição, examinarão sua cabeça e pescoço e olharão dentro de seus ouvidos. Eles podem pedir para você apertar a mandíbula, mover os olhos e mover o pescoço, os braços e as pernas.
Se o zumbido piorar quando você se move, isso pode ajudar a encontrar uma causa para isso. Você também pode precisar de exames de imagem, como tomografia computadorizada ou ressonância magnética.
Caso nem o seu médico e fonoaudiólogo encontrem a causa, eles trabalharão com você para encontrar maneiras de diminuir o som ou ajudá-lo a gerenciá-lo melhor.
Como o zumbido é tratado?
Depende da causa.
Se um medicamento é o gatilho, seu médico ou pode sugerir que você pare de tomá-lo ou mude para um medicamento diferente. Nunca pare um medicamento por conta própria sem falar com seu médico.
Se um problema de saúde como pressão alta for a causa, um fonoaudiólogo pode trabalhar com você para tratá-lo. Muitas vezes, o zumbido melhora quando você controla a condição.
Gostou do conteúdo?
Acompanhe o nosso Blog para mais dicas de audição!