A perda auditiva é a diminuição do nível de audição abaixo do normal. É um distúrbio relativamente comum, que pode começar em qualquer momento da vida por diferentes razões.
Vale lembrar: o termo surdez refere-se à perda completa da audição em um ou nos dois ouvidos, enquanto que nas deficiências auditivas, a perda da audição pode ser parcial ou total.
Processo da perda auditiva?
Quando nossos ouvidos captam ondas sonoras, eles os transformam em mensagens que nosso cérebro pode entender. A qualidade com que são capturados e a clareza com que são enviados ao nosso cérebro dependem de como nossos ouvidos funcionam.
Causas da perda auditiva
Uma pesquisa divulgada no ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) mostrou que, em todo o mundo, 1,1 bilhão de pessoas, que têm até 35 anos, correm risco de perder audição devido ao mau uso de aparelhos de som portáteis e smartphones e à exposição a ruídos intensos em festas, casas noturnas e eventos esportivos ou até mesmo no ambiente de trabalho.
Fone de ouvido
Esses aparelhos prejudicam a audição e podem causar problemas auditivos se você não for cuidadoso. Os mais comuns são zumbidos no ouvido e perda auditiva induzida por ruído.
Ruído no trabalho
A perda auditiva por exposição ao ruído é um dos mais frequentes riscos ocupacionais. Por isso, é importante tomar alguns cuidados para evitar esse problema no ambiente de trabalho.
A perda é lenta e, geralmente, não leva à surdez total, mas ocorre uma redução significativa e irreversível da capacidade auditiva.
Seu tratamento pode ser feito por meio de aparelhos auditivos que melhoraram a qualidade de vida do deficiente auditivo. Na AudioArt, você encontra os melhores aparelhos auditivos. Vale a pena conferir!
Otite
Otite é o termo médico genérico usado para denominar as infecções e inflamações do ouvido, que causam bastante incômodo e dor ao paciente.
Entre os sintomas de otite externa, podemos destacar: dor de ouvido, perda da audição temporária, coceira intensa no ouvido e eliminação constante de secreção, como a cera de ouvido. Nesse caso, procure o quanto antes um médico otorrinolaringologista para o problema não se agravar.
Geralmente, o tratamento da otite é feito com o uso de medicamentos como antibióticos e antifúngicos, que são aplicados diretamente no ouvido e que dependem do tipo de otite da pessoa.
Outro fatores
Envelhecimento, fatores genéticos, exposição prolongada a ruídos altos, alguns medicamentos, infecções do ouvido médio, lesões na cabeça e condições médicas, como a doença de Ménière, também podem causar perda auditiva.
E aí, quer saber mais sobre a perda auditiva? Deixe aqui sua dúvida nos comentários!